segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

TEXTO EM HOMENAGEM E MEMÓRIA AO MÚSICO I.V.M. - by: PM AKA PODEROSO MENSAGEIRO

Ibrahim Martins aka IVM – 1981/2011

Conheci-o aos 29.12.2007, num dia em que fui convidado pela malta das Caldas da Rainha, para actuar no espaço denominado “Inversos Club & Coffe” em Lameira-Alcobaça, isto num sábado. Nesta altura, IVM era Dj residente para as noites africanas no espaço.

A nossa química foi contagiante, no momento. Ele começou a fazer-me o mix nos espaços certos e logo a seguir apanhava os meus refrões e começou fazer-me os backs. Olhei para trás, dei um sorriso, podia até soltar o espírito de arrogância que naquela época me envolvia, mas, a energia do destino cruzou-nos naquele momento.

Depois da minha performance em palco neste dia, IVM veio ter comigo abordando sobre os seus projectos, mas o ambiente não era propício para falar de qualquer assunto relacionado com música ou de outros deals, trocamos apenas connections na possibilidade de mantermos ligações e assim acorreu via Internet.

Numa tarde de fim-de-semana, IVM e um irmão meu que vive nas Caldas da Rainha juntamente com sua camaradagem vieram a Lisboa dar uma volta, fizeram questão de me visitar. IVM trouxe o seu material musical para mostrar, entramos no carro que conduzia e, ficamos ali durante quase duas horas na troca de impressões, mostrou-me coisas que produzia de muita boa qualidade, era versátil e sobretudo polivalente.

Falou-me do seu percurso na vida artística e, desde a dança, basquete, os vários estilos que cantava, as línguas que falava, os países por onde passou e muito mais. Mas, não fiquei muito interessado em trabalhar com ele porque achava que os seus interesses não faziam parte da minha corrente ideológica, fui sincero e ele expressou um voto de esperança e dai nasceu uma amizade.

Em 2008, viajo para Angola no âmbito do lançamento de um projecto músico social da minha autoria e voltamos a encontrar-nos no estúdio do Eliei (Vidalvesom), na altura era apenas um home studio. Demos um belo e grande sorriso, abraçamo-nos de forma cordial, o gajo parecia-se comigo neste aspecto, sempre bem sorridente transmitindo uma grande vontade de viver e dar a viver. Falamos imenso neste dia, gostei de revê-lo.

Porém, inclinei-me na procura de instrumentais entre os vários produtores em Luanda e Benguela, que me pudessem mostrar beats fundidos entre os ritmos angolanos e a essência rap, ou de sonoridades urbanas que as rimas pudessem encaixar bem, sem perderem a rítmica rap. IVM veio-me logo na memória, liguei-lhe, convidou-me ao espaço da Power House na Ilha de Luanda e mostrou-me a sua frota variada de beats.

Não imaginava, IVM tinha evoluído bastante na produção. Humildemente falou-me que o Eliei era o cúmplice do seu progresso como produtor. Gostei de um dos beats que mostrou, perguntei, “mekié”? ou seja quanto custava? Olhou para mim com um ar meio sorridente e irritadiço ao mesmo tempo e disse-me, “Mó PM, você é meu irmão, deixa-te lá disso, sei que farás algo bom neste "mambo", terei sempre o mérito (risamos)”. Infelizmente ainda não acabei de musicar este tema, prometo terminar se Deus quiser e será mais uma homenagem a este meu irmão.

Neste dia, em que o IVM me disponibilizou o instrumental, veio-me na memória o dia em que lhe tinha negado em gravar com ele um tema, caiu-me logo a ficha de que ele era dos meus, um homem de bom coração e com poucas reservas.

Hoje, são 20-02-2011, enquanto apago alguns números desnecessários no meu telemóvel, deparo-me com o do IVM, primeiro pensei, este não é desnecessário vou guarda-lo para relembrar sempre, mas tive mesmo de apagar porque conheço-me, sempre que voltasse revê-lo no móvel, uma nuvem de tristeza me cobriria assim como quando recebi a noticia da sua partida.

Pensei então, terminar esta humilde e sincera homenagem que iniciei escrevinho um dia depois da sua partida, não terminando na altura porque IVM estava ainda muito presente nas nossas vidas, como ainda esta em espírito.

Onde estiveres "bro", não te esqueças que deixaste um irmão entre muitos que respeitaram, acreditaram seres um bem necessário e, independentemente das nossas diferenças, existia um amor parecido que nos unia na amizade mesmo a distância.

Descansa em paz e que Deus te tenha por perto, estes são os votos sinceros do teu irmão PM e pêsames aos teus que connosco ficaram. Paz e amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário