domingo, 19 de setembro de 2010

RAPPER PM: INVESTIDA PARA O SEU 2º ÁLBUM DE ORIGINAIS

Possivelmente este ano estará no mercado o 2º álbum de originais do rapper PM aka Poderoso Mensageiro, o Lirical.

A produção deste projecto teve início em Dezembro de 2006, com o músico Helvio a assumir a direcção artística e produção musical do álbum. Tendo como objectivo fundir o rap não convencional à alguns ritmos tradicionais da música angolana. O projecto iria chamar-se “Raiz”.

Na evolução das produções, PM decidiu dar um intervalo, achando que lançar um álbum entre 2007 e 2008 em Portugal, não séria boa ideia. Havia um péssimo clima no seio do “movimento” hiphop, neste contexto, algumas letras e afrontas que integravam o projecto, poderiam ser mal interpretadas ou traduzidas em nada.

Todavia, PM primou por um projecto que lhe estimulasse o sentido humano. Neste âmbito, inclinou-se para um projecto músico-social com base na educação cultural e na sensibilização social, promovendo a participação social mais activa por parte da cidadania.

Em 2008 decide retirar alguns dos temas que fariam parte da track list do projecto Raiz, entre eles os temas “Benguela ontem”, “360º (original) ”, “Carnaval dos Malambas (original) ” e “Ladies night”. Acrescentando novas criações de descontracção, que resultaram assim no conhecido “Projecto R.A.P. (Realidade, Amizade, Prosperidade). Um trabalho filantropo, feito exclusivamente para sociedade angolana.

Não se esquecendo do projecto Raiz, ferrenho em ter projectos em carteira como PM o é, guardou-o. Com aquisição de novos conhecimentos rítmicos, intensifica a sua pesquisa na procura de instrumentais junto de produtores, entre os quais se destacam, Eliei, Dj Sero, Dj Tombo, Ivo Lazer e Thed (Patmos Record), LMX, até conhecer aquele que é hoje um dos seus produtores preferidos, Dj Yosh – The Underground Beat Maker, para o PM, ele é “The Crazy Magic”. Por último, o encontro foi com Zé Pedro – ZP Produções (um excepcional e clássico produtor de R&B, Soul e Rap). Neste âmbito, faz uma selecção de vários instrumentais, que por sua vez, acabam por dar uma nova roupagem ao projecto inicialmente Raiz, passando este a chamar-se "Raízes".

Mais consciente na maneira de pensar relativamente ao comportamento humano, no que diz respeito a luta pela "razão", que por sua vez cega ou de forma lúcida nos envaidece o ego, PM não julga nem ignora, simplesmente, "respeita" espaços e foca-se nas prioridades. A esta maneira de pensar chama-lhe de “Espírito de Re(U)nião e maturidade “. Acreditando dar outro corpo ao movimento rap, com vista a influenciar de forma positiva a uma nova geração de rappers. Para o rapper, o importante é que a cultura hiphop seja bem interpretada, co-exista e tenha trunfos que prevaleçam e reproduzam cultura.

Sem data prévia para o lançamento do seu novo álbum, PM pretende agora a partir no mês de Setembro, promover a título individual alguns temas que possivelmente irão fazer parte da track list do álbum. PM LIRICAL - BLOG OFICIAL

Sem comentários:

Enviar um comentário