sexta-feira, 18 de julho de 2014

PM [rapper] fala sobre o tema "Luanda no coração d´África" na compilação "REVISTA"

Família, tass? Surjo apenas para dizer-vos que, o tema "Luanda no coração d´África" não nasce apenas sob o emblema musical crítico mas, é um exercício social e reflexivo meu, no contexto juvenil sobre Angola... Porém, não podemos apenas visiona-lo ou ouvi-lo pela negativa (tem tudo de positivo), a minha euforia ou excitação poderia ter sido menos agressiva na forma como transpus o verbo, é uma verdade. Resumindo, recebi fortes criticas quando lancei o tema "Benguela ontem", em várias perspectivas [uma das, foi pelo fato de ter deixado os kotas longe dos nossos problemas actuais, neste tema voltei a deixa-los]... Pensei em dedicar o tema para "Luanda", à capital do meu país e, escolhi musicar desta forma, como uma mãe que sente o que vive e fala para os seus filhos (jovens). Mais uma vez, decidi desafiar a minha geração. Ter o tema entre os vários na compilação "REVISTA [Repertório Musical Urbano]", é um orgulho para mim.

Deixo-vos neste, o Social Media Release do tema »» 

Social Media Release do tema “Luanda no coração d´Africa” – by PM (Poderoso Mensageiro) 











Como uma mãe que ama, sorri, chora, ensina, aprende, corrige e batalha por um filho/a posto ao mundo, foi a forma mais clara que o rapper PM (Poderoso Mensageiro) encontrou para a criação do tema musical “Luanda no coração d´Africa”. É também aspiração da arte poética e urbana, a homenagear a cidade capital de Angola, Luanda. Entre a sua beleza na alegria e seus dissabores na forma citadina como se mostra, não esquecendo dos seus filhos/as luandenses (compinchas e irmãos/ãs). Porém, como é peculiar no percurso do rapper PM, não se inibiu na escrita e envolveu mais uma vez a sua arte rap social, espiritual e interventiva, no alerta a consciência sociocultural sob, o orgulho em assumirmos quem somos (identidade e cultura), de onde viemos (Ngola terra da nossa mãe África) e para onde caminhamos (crendo e protegendo a terra pela paz e harmonia). No que diz respeito a sua juventude, exprime os compromissos de, aprender com os kotas (mais velhos) e confronta-los nesta aprendizagem, promover debate entre os jovens na perspectiva de contribuição pró desenvolvimento, defender os nossos “verdadeiros” valores socioculturais e contra a exclusão socioracial para o melhor das próximas gerações, independentemente da influência da presente globalização. A questão da emigração, suas vicissitudes e estereótipos é também ponto assente no tema. 

by LIRICAL RECORD (C) 2013

terça-feira, 15 de julho de 2014

PM [rapper] fala sobre o seu envolvimento na produção da compilação REVISTA











Hello família, surjo apenas para partilhar um pouco do que sinto convosco. Isto com relação ao meu envolvimento na "construção" e produção da compilação "REVISTA [Repertório Musical Urbano]" que, será lançada no próximo dia 27 de Julho. Porém, para mim, foi mais um exercício "profissional" no que diz respeito a minha firmação como criador e gestor/produtor de "produtos" discograficos e, sobretudo é um projecto bastante "ambicioso", situando-o no actual contexto socio economico e cultuaral que se vive em Portugal. Evolvi-me de corpo e alma, gastei muito dinheiro e tempo, porque gosto de fazer música, juntar a malta também apaixonada por música e não sou apto em deixar por fazer/rem [os outros ou mesmo eu]. Digo-vos também que, o meu camarada/amigo [músico/produtor] Tó Milton/B.Sweet, foi uma das peças fundamentais para a conclusão final desta obra que, para mim/nós [Lirical Record Family] é uma nas grandes ou se não a melhor obra/compilação de váriados rítmos urbanos fundidos num só CD, familiarizados ao rap, que já se produziu em Portugal desde o marco histórico "Rapública" [compilação musical de rap], produzido pelo rapper Boss AC com o backgrounder do meu/nosso kota Hernani Miguel e editado/a pela chancela Sony Music, Portugal [lançado 2014].

Obrigado à todos que me têm apoiado como gente ou mesmo como músico.  

Att. PM aka Poderoso Mensageiro.  

quinta-feira, 10 de julho de 2014

PM [rapper] defende no facebook o objectivo do seu tema inédito "O inesperado acontece"


@| Gostamos de ler..? Então vamos a isto.. @| 



Este, foi nos últimos tempos, um dos temas em que muito valorizei a imagem da "mulher" no seu eu simplificado (puro). Longe de qualquer género de preconceito social e humano (como a pura ou p*ta). Despi-a em três perspectivas vivas como; a mulher que se posiciona social e humanamente, lutando com firmeza e credibilizando a sua existência numa espécie de afronta ao machismo selvagem de muitos homens na sociedade, assim como a mesma ou a dita p*ta, não se deve "aprecia-la" como a monstruosa destruidora de lares, nem como uma espécie de viciada pelo dinheiro fácil, pois sabemos o muito do que existe por trás da existência de muitas mulheres da vida, consequência da brutalidade e desumanidade de muitos homens e mulheres criminosas no trafico humano em rede internacional e, ainda, a donzela adolescente (mulher), que muitas vezes a sua inocência é transformada em maldade viva por falta de presença da família, não retrato uma criança abandonada, órfã ou de classe média/baixa, mas sim uma adolescente abastada (de classe alta) que, é educada no abandono dos prazeres da vida e pela mesquinhice de muitas mulheres (mãe) ou homens (pais) que vivem pelas aparências e pelo valor capital (muita moral). Pois é, despi-a, a mulher, não por uma questão de menospreza-la, nem por falta de educação ou desvalorização do corpo feminino. Despia por respeita-la/o (o belo) e, acreditem que existem coisas mais aterrorizantes do que a nudez feminina. Olhemos para o mundo ao nosso redor (Israel/Palestina)... Escrevi este texto pelo fato de ter recebido uma critica de uma amiga por ter utilizado esta imagem para ilustração do tema "O inesperado acontece", relevou sendo uma grande falta de respeito a imagem da mulher. Obrigado para quem o leu... Segue o "Social Media Release do tema »» Social Media Release do tema “O Inesperado Acontece” by PM

"PM (Poderoso Mensageiro), o artista e as suas intervenções. Desta vez traz-nos mais um dos seus demos musicais inéditos divulgados de forma livre na Internet, o tema intitula-se “O Inesperado Acontece”. Neste, aparentemente entre vários mundos dentro de um só (sobre as vidas de Teresa, Johnny e Britney – nomes forjados para dar corpo a música), o rapper despe-se de forma crua e nua e sobretudo promiscua em tom de descontentamento, onde nem a metáfora lírica lhe impôs tabu na liberdade de se expressar sobre a realidade das sociedades dos nossos dias. Longe do seu peculiar discurso com base na crença divina como nos últimos temas que divulgou, debruça-se sobre a vigente pornografia social, o cinismo sistemático, o capital, as drogas, a deseducação, o “sexo” e as suas guerras desleais por vezes venenosas. Revela o mal sobre o bem numa luta derradeira, dando uma deixa como reflexão humana."